Terapia pra quê?
- Lígia Maria Caetano
- 6 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024

Antigamente fazer terapia era tabu. Ainda hoje muita gente olha com desconfiança para este assunto... Porém, esta tem sido uma especialidade cada vez mais procurada para lidar com diversas demandas, seja por dificuldades emocionais, momentos difíceis de vida ou até mesmo questões existenciais. O ponto em comum entre as demandas para terapia é algum nível de sofrimento (ou pelo menos incômodo) pessoal.
Ainda sim, mesmo em sofrimento, muitas pessoas sentem receio de buscar essa ajuda especializada. E nós, psicólogos e psicoterapeutas, entendemos. Dar o primeiro passo não é fácil! Implica em admitir o sofrimento, lidar com ele, aceitar a ajuda e, ainda, confiar em uma pessoa que você não conhece.
Frente a todas essas dificuldades, será que vale a pena fazer terapia? Aqui vão alguns pontos que falam melhor sobre os diferenciais de uma boa terapia, com um profissional qualificado:
Refletir sobre como está nossa vida é essencial: Ao refletirmos sobre como está nossa vida e como lidamos com as questões que surgem, podemos pensar em novos modos de estar no mundo, de nos relacionarmos conosco e com as pessoas à nossa volta.
A escuta: A escuta do psicólogo é diferente de qualquer outra. O psicólogo está preparado para trabalhar suas questões em conjunto com você e não por você. É uma escuta atenta e qualificada para lidar com as questões trazidas.
Um espaço seguro e sem julgamentos: Para que esta escuta possa ocorrer de maneira adequada, o espaço precisa ser neutro e seguro. O profissional será capaz de proporcionar este espaço no qual a você poderá trazer o assunto que precisar sem sentir julgamento.
No seu ritmo e do seu jeito: Há um respeito ao seu momento e à sua maneira de estar no mundo. É um lugar no qual você e o terapeuta irão, em conjunto, construir um caminho da maneira que lhe for melhor.
Promoção de saúde: A psicoterapia pode ser considerada um espaço de cura, mas também de reflexão. É muito importante que aprendamos a buscar ajuda não apenas quando adoecemos, mas antes. Dessa forma, não precisaremos aprender apenas pelo sofrimento, mas também pela demais experiências.
Para marcar uma conversa ou tirar dúvidas, me mande mensagem pelo botão contato, localizado na parte superior da tela. Estou à disposição para te receber.