Gestalt-Terapia
- Lígia Maria Caetano
- 11 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2024
Existem diversas abordagens psicoterapêuticas, pois muitas são maneiras de compreender e abordar questões relacionadas à saúde mental, emoções, comportamentos e relacionamentos. Cada abordagem tem suas próprias teorias, técnicas e métodos de intervenção, não existindo uma "melhor" ou "mais certa". A escolha pela abordagem dependerá das suas necessidades e preferências do cliente. Em minha prática clínica, utilizo a Gestalt-Terapia, vem conhecer um pouco mais sobre essa abordagem...

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos, fundada por Frederick Salomon Perls, ou Fritz Perls. De modo geral, tem como seu objetivo principal ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes de si mesmas, de suas emoções e comportamentos, para que possam lidar melhor com suas dificuldades e problemas.
Dentro desta perspectiva, a terapia visa à manutenção e ao desenvolvimento de um bem-estar harmonioso, através da integração do que a pessoa sente e pensa com a forma como se comporta, respeitando suas necessidades e limites. Ou seja, não se trata da busca por uma cura ou reparação de qualquer distúrbio, mas a valorização do direito à diferença, em outras palavras, a autenticidade de cada ser.
Além da percepção emocional e corporal, a Gestalt-Terapia enfatiza a importância da relação terapêutica e do aqui e agora como principais ferramentas no processo de mudança e crescimento pessoal. A ênfase no aqui e agora se relaciona com a ideia de que a mudança e o crescimento ocorrem no presente, e não no passado ou no futuro. Ao estar consciente do momento presente, o cliente tem a oportunidade de experimentar novas formas de ser e agir, de explorar novas possibilidades e de integrar aspectos de si mesmo que podem estar dissociados ou reprimidos. É importante destacar que não há uma negação do passado ou um esquecimento, mas sim uma ênfase maior no momento presente, já que, mesmo que lembremos do passado, este será observado de uma perspectiva atual.
Os pressupostos filosóficos da Gestalt-Terapia incluem o humanismo, o existencialismo e a fenomenologia. Essas correntes filosóficas enfatizam a importância da experiência pessoal, da responsabilidade individual e da compreensão do mundo como um todo integrado, tendo como foco principal a existência humana.
Quer conhecer mais sobre Gestalt-Terapia e processo psicoterapêutico? Mande mensagem através do botão contato na barra superior da tela.