top of page

Ansiedade

  • Foto do escritor: Lígia Maria Caetano
    Lígia Maria Caetano
  • 11 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mai. de 2024

Como lidar com essa sensação tão avassaladora?



Esse é um assunto complexo. Ansiedade não é apenas um sentimento, é também o nome que se dá a um diagnóstico. Enquanto adoecimento, costumo dizer que a ansiedade é como a febre do sofrimento emocional: assim como muitas coisas levam à ansiedade, ela é também sintoma de diversas outras. Porém, grande parte das vezes, a ansiedade é apenas aquele sentimento que nos toma e não sabemos bem como lidar.


A ansiedade ocorre quando estamos com o nosso pensamento no futuro, deixando de viver o presente e ela pode vir de diversas maneiras: como uma sensação boa, na qual estamos com expectativas positivas sobre um futuro acontecimento, como uma sensação ruim, gerando expectativas negativas ou medo sobre algo que ainda não aconteceu ou, até mesmo, como um misto dessas duas sensações. Isto ocorre, por exemplo, quando algo bom está para acontecer e não conseguimos nem dormir de tanta empolgação, o que pode causar sofrimento e até mesmo mal-estar.


Assim como o medo, a ansiedade é um sentimento que serve para nos proteger. Em uma situação saudável, ela pode nos trazer motivação, nos ajudar a agir com mais agilidade, avaliar situações de perigo e planejar o futuro.


Quando a ansiedade não é saudável (não adaptativa), gera paralisia e medo em excesso, atrapalhando praticamente todos os âmbitos da vida: sono, alimentação, socialização... São muitos os sintomas trazidos pela ansiedade em excesso, por isso, é comum que seja confundida com outras questões, como o TDAH. A longo prazo a ansiedade pode gerar diferentes tipos de adoecimentos físicos e emocionais, sendo comum sua associação com a depressão.


A ansiedade costuma trazer consigo uma busca por controle. Viver implica em passar por diferentes momentos, tentar prevenir problemas e lidar com o que vier. O sofrimento vem da necessidade de controle desse futuro incontrolável, próprio da existência.


Sendo assim, precisamos compreender que não é possível resolver essa necessidade tentando gerar mais controle, ou seja, quando tentamos nos controlar a todo custo apenas geramos mais ansiedade. Daí vem a importância do autoconhecimento, tente perceber: o que este sentimento está tentando te dizer? A ansiedade pode ser um pedido de ajuda interno para algo que não está sendo ouvido.


É importante lembrar que a psicoterapia pode ser uma grande aliada para lidar com todas estas questões, pois proporciona acolhimento, autoconhecimento e reflexão. Caso deseje conhecer mais sobre meu trabalho ou agendar uma primeira conversa, clique no botão contato no menu superior.

bottom of page