Psicoterapia para adolescentes
- Lígia Maria Caetano
- 7 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar. de 2024
Quando procurar e quais os pré-requisitos?

A adolescência é uma fase de intensas mudanças e descobertas. É um período complexo, pois, ao mesmo tempo que o adolescente não é mais criança - não tendo a mesma dependência de antes - ainda não é completamente independente e precisa de um acompanhamento responsável e maduro. Isso se faz necessário pelo fato de o desenvolvimento físico e psíquico ainda não estarem completos, portanto, figuras de referência a quem o adolescente possa recorrer nestes momentos turbulentos que vive serão fundamentais.
A psicoterapia no contexto da adolescência vai auxiliar neste processo tão importante do desenvolvimento pessoal e familiar. Através da psicoterapia com o adolescente e eventuais orientações aos responsáveis, o psicólogo pode se tornar um auxílio importante. O momento correto para iniciar o processo psicoterapêutico é aquele em que o próprio adolescente sinta a necessidade deste espaço de escuta para si e/ou aquele momento em que o diálogo dá não mais conta das dificuldades. O espaço da psicoterapia é um local seguro e sem julgamentos, com um profissional qualificado e que pode oferecer um olhar mais neutro para as questões trazidas.
Os pré-requisitos para a psicoterapia com adolescentes são:
1 - Seu próprio desejo: assim como todos os processos psicoterapêuticos, não adianta a família ou outra pessoa querer, é fundamental que o próprio jovem queira.
2 - Expressa autorização dos responsáveis legais
3 - Abertura e colaboração familiar: também é preciso que a família esteja implicada e aberta para o processo.
Para saber mais sobre este assunto, acesse este post do meu blog.
Para entrar em contato comigo, clique no botão contato na parte superior da tela e me mande uma mensagem.